Pedrinhas Paulista, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Educação - Terça-feira, 06 de Abril de 2021

ENSINO HIBRIDO, OU SEJA, AULAS PRESENCIAIS E ONLINE ALTERNADAS, SERÁ TENDÊNCIA NA REABERTURA DAS ESCOLAS

Em meio à pandemia, escolas do mundo inteiro se viram obrigadas a adaptar o ensino e adotar diferentes medidas de aprendizado e segurança para proteger a sua comunidade. Agora, com a iminente reabertura das escolas, a tendência é que as instituições de e

ENSINO HIBRIDO, OU SEJA,  AULAS PRESENCIAIS E ONLINE ALTERNADAS, SERÁ TENDÊNCIA NA REABERTURA DAS ESCOLAS

Ensino Hibrido, ou seja,  aulas presenciais e online alternadas, será tendência na reabertura das escolas

Agora, com a iminente reabertura das escolas, a tendência é que as instituições de ensino continuem com um modelo chamado de híbrido, alternando aulas remotas e presenciais.

AFINAL, O QUE É ENSINO HÍBRIDO?

Até pouco tempo atrás, o modelo de ensino mais popular no Brasil era basicamente este:

Os alunos frequentavam escolas durante alguns anos, passavam algumas horas do dia no local ouvindo professores, faziam atividades/provas e assim estudavam e aprendiam. Era o que estávamos acostumados.

O ensino híbrido apresenta um novo jeito de aprender, ele oferece um aprendizado interativo, dinâmico e mais eficiente, combinando o aprendizado à distância e presencial. Nas atividades em sala de aula, ele traz a interação social e a troca de saberes entre os alunos e entre o aluno e o professor. Já nas atividades online, o estudante aprende a usar a tecnologia nos estudos. Tecnologia esta que possibilita a autonomia, o protagonismo e a possibilidade de interação também com colegas e professores em outro ambiente.

QUAIS SÃO AS  VANTAGENS DO ENSINO HÍBRIDO? COMO ESTE TIPO DE ENSINO TORNA A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MELHOR?

1. Os benefícios são muitos, no mundo tecnológico em que vivemos, a escola oferece um ensino que faça uso dessa tecnologia se mostrando atual, atraindo a atenção de pais e alunos;
  2. o número de aulas expositivas diminui permitindo maior participação dos alunos e minimizando a ideia de que o professor é o único detentor do saber;
  3. os estudantes, além de utilizarem a tecnologia, algo que gostam muito, ficam mais interessados em realizar as atividades e desenvolvem sua autonomia;
  4. e os pais ficam satisfeitos em verem que, devido a uma maior participação, autonomia e protagonismo, seus filhos estão obtendo melhores resultados;
  5. Os alunos podem ver e rever as aulas quantas vezes forem necessárias, até que entendam o conteúdo. Além disso, podem fazer pesquisas na internet além do que foi visto em aula;
  6. Os estudantes tendem a ficar mais envolvidos e engajados com a variedade de materiais selecionados para um determinado conteúdo;
  7. Os professores avaliam regularmente as necessidades do aluno;
  8. E as salas de aulas, mesmo que virtuais, são ambientes de trocas sociais, de relacionamento, cooperação, colaboração, trabalho em equipe, etc.

O ensino híbrido proporciona uma reorganização das aulas e dos papéis do professor e do aluno exigindo muita dedicação e persistência. Todos devem estar abertos a mudanças para que se obtenha sucesso.

MUDANÇAS

Não importa a modalidade de ensino, o estudante é o centro da aprendizagem e por conta dessas mudanças que estamos vivenciando, hoje, ele é muito mais ativo, ele é o protagonista e o professor um mediador, um profissional que faz orientações, intervenções e mostra caminhos.

Por isso, inclusive, esses profissionais precisam estar preparados para esta nova realidade.

Os recursos que os professores têm para ensinar vão muito além da lousa e dos livros.

Além disso, nesse tipo de ensino, o professor não prepara mais a aula de modo igual para todos. Ele entende a realidade de cada estudante e a adapta para que todos consigam aprender - até porque, ninguém é igual, cada um possui certas características, habilidades, facilidades e dificuldades.

Não só a relação professor e aluno que vai mudar, a de pais/responsáveis também.

Isso porque, os pais/responsáveis vão precisar se equilibrar entre o trabalho e a supervisão da educação de seus filhos e todo apoio é de suma importância, desde algo relacionado a um conteúdo ou relacionado às tecnologias.

O fato é que os pais/responsáveis também precisarão estar envolvidos no crescimento acadêmico de seus filhos. Não basta apenas mandar o filho para a escola e pronto.

É preciso ir além, é preciso ouvir as crianças, entender suas dificuldades, dar atenção e ajudar sempre que for necessário.

Dessa forma, as chances delas aprenderem de fato e se tornarem pessoas preparadas para a vida adulta são muito maiores!